O que é DevOps para mim

28 Aug 2011

Você já ouviu falar de DevOps? Pois eu a seis meses atrás nunca. Entretanto nos últimos tempos esse termo começou a aparecer de forma cada vez mais frequente em canais como twitter e listas de discussão, e quando uma buzzword atinge o limite de três tweets de seguidores falando a respeito tenho que ir descobrir do que se trata.

Ao procurar no google o primeiro resultado é a definição de DevOps da wikipedia a qual naquele momento não me agradou muito, já que falava de uma maneira colaborativa de trabalho entre departamentos diferentes e como estas pessoas...

Aquilo não pareceu nem um pouco com o termo que estava sendo usado nas redes sociais que comentei, e procurando um pouco mais encontrei conteúdos como o DevOps Weekly e este sim me interessou bastante, pois era extremamente prático, e se resumia a tornar a vida de desenvolvedores de software e administradores de sistemas mais fácil através de ideias e ferramentas realmente interessantes.

A partir dai comecei a me identificar bastante com o termo já que era bastante próximo do meu dia-a-dia, e por tratar um pouco do meu histórico profissional que começou com administração de sistemas, área em que trabalhei por cerca de 2 anos e meio e a posterior mudança de área que tive ao começar a trabalhar mais fortemente com desenvolvimento de software nos últimos anos.

Quando comecei a trabalhar na OnCast pude voltar a aplicar os conhecimentos de administração de sistemas, devido as necessidades da empresa, mas continuei desenvolvendo software, e quando pesquisei sobre DevOps percebi que se aplicava bastante aos tipos de atividades que estava desenvolvendo.

Assistindo a palestra do @bzanchet no RSonRails e ao primeiramente ouvir ele falar que tinha muita gente falando sobre um tal de DevOps e que isso era baboseira, e que DevOps era isso pude perceber que havia mais gente pensando desta forma.

Então se me ver falando de DevOps, por favor, lembre-se que para mim, DevOps é algo deste tipo:

git push
cap deploy

E para você o que é DevOps?

comments powered by Disqus